segunda-feira, 14 de abril de 2014

Geografia do Amazonas


Geografia do Amazonas, um estado brasileiro da Região Norte, é caracterizada por um domínio de estudos e conhecimentos sobre todas as características geográficas do território do estado. O Amazonas é o maior estado do Brasil: Ocupa uma área de 1.570.745.680 km², representando 18,5% do território nacional. O ponto culminante do Amazonas é o Pico da Neblina, com 3.014 metros, sendo também o ponto mais alto do Brasil e situando-se na fronteira deste com a Venezuela. Limita-se com cinco estados brasileiro e três repúblicas sul-americanas: Roraima ao norte; Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia e Acre ao sul; além do Peru, Colômbia e Venezuela ao sudoeste, oeste e norte, respectivamente.
O clima do Amazonas é equatorial, sendo uma das áreas do planeta de maior domínio deste clima.
Apresenta um relevo relativamente baixo, já que 85% de sua superfície está abaixo de cem metros de altitude. Em seu território se localiza as terras mais altas - como o pico da Neblina e o pico 31 de Março, com 3.014 metros e 2.992 metros de altitude, respectivamente, ambos situados no município de Santa Isabel do Rio Negro - e também as terras mais baixas do país, comparando aos outros estados brasileiros.
Amazonas, Negro, Solimões, Purus, Madeira, Juruá, Içá, Uaupés e Japurá são seus rios principais.
Sobressaem matas de terra firme, várzea e igapós. Toda essa vegetação faz parte da extensa e maior floresta tropical úmida do mundo: a Hileia Amazônica. Os solos são de terra firme - do tipo lateríticos: solos vermelhos das zonas úmidas e quentes, cujos elementos químicos principais são hidróxido de alumínio e ferro, propícios à formação de bauxita e, portanto, pobres para agricultura. Solos de várzea são os mais férteis da região. São solos jovens, que periodicamente são enriquecidos de material orgânico e inorgânico, depositados durante a cheia dos rios. A flora do estado apresenta uma grande variedade de vegetais medicinais, dos quais se destacam andiroba, copaíba e aroeira. São inúmeras as frutas regionais e entre as mais consumidas e comercializadas estão: guaraná, açaí, cupuaçu, castanha-do-brasil (castanha-do-pará), camu-camu, pupunha, tucumã, buriti e taperebá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário